Nota sobre Próteses de Silicone

Já que estamos recebendo muitos questionamentos sobre a notícia do recolhimento de próteses da ALERGAN/NATRELLE, resolvemos fazer um comunicado formal sobre o assunto para tranquilizar nossas pacientes. Mesmo não sendo as próteses que atualmente utilizamos, torna-se pertinente informar que a empresa foi por muitos anos líder no mercado de implantes, e em algumas pacientes foi utilizado o implante referido. 

Mais de 20 milhões de mulheres no mundo tem implantes texturizados, este tipo de superfície é o mais usado devido à menor chance de rotação, contratura capsular. As evidências científicas da literatura mostram que este tipo de tumor, representa 0,0003 % de mulheres portadoras de implante, o que demostra uma incidência extremamente baixa, e que, segundo a FILACP (Federação Latino-americana de Cirurgia Plástica), não permite estabelecer nenhuma associação estatisticamente significativa entre o surgimento do Linfoma Anaplásico de Grandes Células e qualquer característica de implantes, do paciente ou do tipo de cirurgia.

Uma analogia que a ajuda muito é quando comparamos o risco de ALCL de 1 para cada 10 a 30 mil pacientes com implantes ao risco de uma mulher ter cancer de mama ao longo da vida, que é de 1 a cada 10 mulheres; e  que nem por isto temos que retirar as mamas de todas as mulheres. Entretanto, conforme posicionamento da SBCP e de Mastologia:

•    Não há necessidade de preocupação excessiva, tendo em vista ser pouco mais de 700 casos reportados no mundo, além de se tratar de uma doença com chance de cura acima de 95%.
•     Não há nenhum dado científico até o momento que justifique a troca das próteses da marca.
•    Apenas as pacientes com aumento de volume local, necessitam complementar com exames de imagem mais específicos. É recomendado que realizem exames clínicos mamários e exames de imagem regulares de acordo com a orientação do seu mastologista, o que é fundamental e recomendável em mulheres adultas.

Para as pacientes que ainda estiverem inseguras e com dúvidas, o agendamento de consultas em nossos consultórios pode ser feito a partir do dia 05 de agosto.

Nota sobre Próteses de Silicone



Compartilhe