Lipofilling

Lipofilling

A transferência de gordura, também conhecida como enxerto de gordura ou injeções de gordura, é um procedimento que utiliza da própria gordura de uma pessoa para preenchimento de irregularidades e sulcos em determinadas áreas.

A cirurgia apresenta indicações estéticas que incluem as seguintes finalidades: bochechas afundadas, desaparecimento de gordura das bochechas, sulcos profundos em execução desde o nariz até os cantos da boca e, em alguns casos, de linhas entre as pálpebras inferiores e na face. Também é um dos métodos mais utilizados para o aumento dos lábios. Como visto, o procedimento pode ser usado para suavizar a todos os tipos de irregularidades, inclusive, resultantes de uma lipoaspiração mal executada ou mesmo de lesões.

A gordura necessária para uma lipoescultura, normalmente, é retirada do abdômen ou da coxa do paciente, sendo obtida através de uma ou mais incisões de 3 a 5 mm. A gordura aspirada é processada por centrifugação, filtração ou lavagem.

Após isso, o tecido adiposo líquido puro é injetado nos locais necessários. Durante o procedimento, a gordura é distribuída uniformemente na zona receptora, ou seja, são injetadas quantidades mínimas nos tecidos, de modo que a gordura seja bem circundada pelo tecido. Isso assegura que a gordura transplantada permaneça em contato com os tecidos vizinhos, fornecendo assim, oxigênio e nutrientes. Depois que o corpo absorve um percentual de gordura (entre 20 e 50%), a correção pode ser considerada definitiva.